sábado, 18 de julho de 2009

Respostas da Petrobrás ao jornal O Globo

Respostas dadas pela Petrobrás a um membro permanente do PIG (Partido da Imprensa Golpista - Jornal O Globo), em relaçao ao Congresso da UNE que está acontecendo em Brasília.

1) Qual o valor do apoio da Petrobras ao Congresso da UNE em Brasília?

O valor do patrocínio ao 51º Congresso da UNE é de R$ 100 mil.

2) Qual a justificativa para o apoio?

O evento reúne cerca de 10 mil lideranças estudantis de todo o Brasil. Essa ação faz parte da estratégia de rejuvenescimento da marca da Petrobras, assim como os patrocínios aos círcuitos Petrobras de surf, Copa Petrobras de Handebol, Anima Mundi, Afro Reggae, festivais de rock, bienais do livro, etc.

3) É a primeira vez que a Petrobras apoia congressos da UNE? Se não, que outros congressos da UNE foram apoiados anteriormente e com quais valores?

Não. A Petrobras patrocinou o evento em 2007, no mesmo valor.


4) O apoio ao Congresso da UNE este ano tem relação com a manifestação programada pela entidade para esta quinta-feira, contra a CPI da Petrobras (”Em Defesa do Petróleo e da Petrobras”)?

Não. Como já informado, a Petrobras patrocinou a 50ª edição do evento, em 2007. A Petrobras também patrocina eventos de diversas entidades representativas da sociedade, como Fiesp, OAB e ABI.

Fonte: Blog do Paulo André http://blogdopauloandre.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de julho de 2009

51º CONGRESSO DA UNE

O 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni reuniu cerca de 4 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Pela primeira vez, em 72 anos de história da UNE, um Presidente da República participou de um Congresso da entidade e se mostrou aberto a ouvir críticas, sugestões e propostas dos estudantes.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abriu o evento reforçando a necessidade de mudanças na estrutura do ensino superior brasileiro e reivindicou que 10% do PIB seja revertido à educação. Outro ponto importante, levantado por Lúcia, foi a regulamentação das universidades privadas, proposta que está no Projeto de Reforma Universitária da UNE em tramitação na Câmara dos Deputados.

O presidente Lula recebeu uma carta que sintetizou as reivindicações e propostas para o aperfeiçoamento do programa, fruto de 8 encontros realizados em diversos estados durante esta gestão e contou com a participação maciça de estudantes.

O Encontro contou com a participação de personalidades e lideranças políticas como o ministro interino da Educação, José Henrique Paim e os Ministros dos Esportes, Orlando Silva, da Igualdade Racial, Edson Santos, da Casa Civil, Dilma Roussef, da Pesca, Altemir Gregolin, do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, da Secretaria Especial de Direitos Humanos Paulo Vannuchi, além do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior.

Mostrando-se aberto às críticas, o presidente Lula lembrou que a primeira turma de prounistas se formará em breve e prometeu que será feita uma avaliação do sistema com estes estudantes para aperfeiçoar o Programa.

http://www.une.org.br/congresso/noticias/indexDetalhe.asp?ccd=108

terça-feira, 14 de julho de 2009

Homenagem ao Companheiro Rafael




O Companheiro Rafael Cabelão e eu fomos candidatos a vereador pelo PT nas eleições de 2008, em Leopoldina. Tivemos bons momentos, eramos os candidatos jovens do PT, um ajudava o outro e não havia competição entre nós. Campanha da juventude é assim... alegre, com garra, vontade e coragem.

Ele estava animado com a possibilidade do Oldemar ser candidato a Deputado Estadual, já era o assessor particular e futuro coordenador de campanha. Como ele mesmo costumava dizer: "Eu gosto dos bastidores".

Eu não consigo explicar nem mesmo entender o que aconteceu, só sei que ele vai fazer muita falta.

Rafael Cabelão!!!
Rafael Cabelão!!!
Rafael Cabelão!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Congresso da UEE

A UEE é a União Estadual dos Estudantes Universitários (Federais, Estaduais e Particulares).
O 41º Congresso da UEE-Minas aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de junho na Universidade Federal de Viçosa. Mobilizou cerca de 700 estudantes para eleger a nova diretoria da Entidade e discutir propostas, programas e projetos que serão executados por essa nova diretoria.

Eu fui para o Congresso, pois, atualmente, sou a presidente do D.A. (Diretório Acadêmico) da Doctum e fui escolhida por alguns estudantes que assinaram a ata indicando o meu nome.
Fui para o Congresso compondo a comitiva da UFJF, sendo a única delegada de Leopoldina nesse encontro.
As mesas de debate discutiram temas como a Crise Econômica Mundial e sobre a Conferência Nacional de Educação. Importante ressaltar que as mesas de debate foram compostas pelos próprios estudantes, desenvolvendo os temas com muita propriedade, demonstrando que os estudantes são capazes. O reitor da UFV fez o encerramento, ressaltando a boa gestão do governo Lula na educação.
Nos grupos temáticos foram debatidos temas como: desafios da educação no país; questão de gênero; combate ao racismo; combate à homofobia; Tripé (pesquisa, ensino e extensão), entre outros.
A chapa vencedora foi "Com Aécio não dá". A nova presidente da entidade é Luiza Lafetá, estudante de história da Universidade Federal Ouro Preto. O congresso foi pautado pela crítica ao governador Aécio Neves e a cobrança por uma nova postura na política educacional do estado.
A UEE tem como objetivo mobilizar os universitários/as para começar a lutar pela:
  • efetiva estadualização da UEMG, que fora da capital cobra mensalidades. Conquistar a gratuidade da Universidade Estadual de Minas Gerais no interior é uma importante batalha.
  • garantir um prazo maior para os avisos aos universitários quando do aumento das prestações e controlar para que as Entidades privadas não estabeleçam aumentos abusivos.
  • reconquistar a sede da UEE em Belo Horizonte, tomada pela repressão no período da ditadura.

O 51º Congresso da UNE (16, 17, 18 e 19 de julho/2009 em Brasília) é um espaço único para o encontro de estudantes de todo o Brasil. Que se reúnem para debater o futuro da educação do nosso país.

Um dos grandes temas a serem debatidos no Congresso é a Conferência Nacional de Educação, e o papel da UNE na apresentação de proposta para um novo plano nacional de educação.

Andréa Cangussú André

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Curso de Férias em Muriaé




O curso de férias é um grande exemplo de educação popular, que vem acontecendo a 8 anos na cidade de Muriaé. Eu já participei do curso 2 vezes, nos anos de 2006 e 2007, e vou participar deste ano também.

O tema escolhido “Organizações Sociais: Projeto de uma nova sociedade”, vem de encontro ao que eu acredito, ou seja, que a mudança da sociedade passa pelos movimentos sociais e que um novo mundo é possível.

As inscrições para o curso de férias estão abertas até do dia 10 de julho, não percam essa oportunidade. De fazer novas amizades, aprender e se divertir.

Ultricies Eget

Flickr

Seguidores

Andréa Cangussú André

Minha foto
Tecnóloga em Administração Pública e estudante de Direito, com MBA em Gestão e Acreditação em Saúde, e mestranda em Ciência Política e Governabilidade. Eleita como Conselheira Tutelar (2010-2013)