O 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni reuniu cerca de 4 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Pela primeira vez, em 72 anos de história da UNE, um Presidente da República participou de um Congresso da entidade e se mostrou aberto a ouvir críticas, sugestões e propostas dos estudantes.
A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abriu o evento reforçando a necessidade de mudanças na estrutura do ensino superior brasileiro e reivindicou que 10% do PIB seja revertido à educação. Outro ponto importante, levantado por Lúcia, foi a regulamentação das universidades privadas, proposta que está no Projeto de Reforma Universitária da UNE em tramitação na Câmara dos Deputados.
O presidente Lula recebeu uma carta que sintetizou as reivindicações e propostas para o aperfeiçoamento do programa, fruto de 8 encontros realizados em diversos estados durante esta gestão e contou com a participação maciça de estudantes.
O Encontro contou com a participação de personalidades e lideranças políticas como o ministro interino da Educação, José Henrique Paim e os Ministros dos Esportes, Orlando Silva, da Igualdade Racial, Edson Santos, da Casa Civil, Dilma Roussef, da Pesca, Altemir Gregolin, do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, da Secretaria Especial de Direitos Humanos Paulo Vannuchi, além do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior.
Mostrando-se aberto às críticas, o presidente Lula lembrou que a primeira turma de prounistas se formará em breve e prometeu que será feita uma avaliação do sistema com estes estudantes para aperfeiçoar o Programa.
http://www.une.org.br/congresso/noticias/indexDetalhe.asp?ccd=108
Nenhum comentário:
Postar um comentário