quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Congresso da UEE

A UEE é a União Estadual dos Estudantes Universitários (Federais, Estaduais e Particulares).
O 41º Congresso da UEE-Minas aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de junho na Universidade Federal de Viçosa. Mobilizou cerca de 700 estudantes para eleger a nova diretoria da Entidade e discutir propostas, programas e projetos que serão executados por essa nova diretoria.

Eu fui para o Congresso, pois, atualmente, sou a presidente do D.A. (Diretório Acadêmico) da Doctum e fui escolhida por alguns estudantes que assinaram a ata indicando o meu nome.
Fui para o Congresso compondo a comitiva da UFJF, sendo a única delegada de Leopoldina nesse encontro.
As mesas de debate discutiram temas como a Crise Econômica Mundial e sobre a Conferência Nacional de Educação. Importante ressaltar que as mesas de debate foram compostas pelos próprios estudantes, desenvolvendo os temas com muita propriedade, demonstrando que os estudantes são capazes. O reitor da UFV fez o encerramento, ressaltando a boa gestão do governo Lula na educação.
Nos grupos temáticos foram debatidos temas como: desafios da educação no país; questão de gênero; combate ao racismo; combate à homofobia; Tripé (pesquisa, ensino e extensão), entre outros.
A chapa vencedora foi "Com Aécio não dá". A nova presidente da entidade é Luiza Lafetá, estudante de história da Universidade Federal Ouro Preto. O congresso foi pautado pela crítica ao governador Aécio Neves e a cobrança por uma nova postura na política educacional do estado.
A UEE tem como objetivo mobilizar os universitários/as para começar a lutar pela:
  • efetiva estadualização da UEMG, que fora da capital cobra mensalidades. Conquistar a gratuidade da Universidade Estadual de Minas Gerais no interior é uma importante batalha.
  • garantir um prazo maior para os avisos aos universitários quando do aumento das prestações e controlar para que as Entidades privadas não estabeleçam aumentos abusivos.
  • reconquistar a sede da UEE em Belo Horizonte, tomada pela repressão no período da ditadura.

O 51º Congresso da UNE (16, 17, 18 e 19 de julho/2009 em Brasília) é um espaço único para o encontro de estudantes de todo o Brasil. Que se reúnem para debater o futuro da educação do nosso país.

Um dos grandes temas a serem debatidos no Congresso é a Conferência Nacional de Educação, e o papel da UNE na apresentação de proposta para um novo plano nacional de educação.

Andréa Cangussú André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultricies Eget

Flickr

Seguidores

Andréa Cangussú André

Minha foto
Tecnóloga em Administração Pública e estudante de Direito, com MBA em Gestão e Acreditação em Saúde, e mestranda em Ciência Política e Governabilidade. Eleita como Conselheira Tutelar (2010-2013)